Santa Tartaruga

"Let's get together and feel all right"



sábado, 13 de abril de 2013

O discurso

Há que ser burro o suficiente para não ter pudor em desrespeitar o ser humano publicamente.
Várias páginas de corporações militares se valem ultimamente das redes sociais para propagar ainda aqueles velhos conceitos arcaicos e facistas.
Aqui, dentre os meus amigos mais alienados, surgem várias postagens se referindo a criminosos como vagabundos, demonstrando qual é a prerrogativa do tratamento que essas pessoas "merecem", em seus pontos de vista. O cúmulo foi um vídeo que chegou até mim, de um suposto "bandido" morto, com o corpo perfurado por inúmeras balas, disparadas provavelmente pelos homens da lei. O título do vídeo? "É isso que acontece com vagabundo quando bate de frente com o BOPE."
O que esses animais não entendem (ou não fazem a mínima questão de refletir um pouco sobre), quando fazem campanha para que infratores menores sejam julgados como maiores é que há muito o sistema penitenciário falha miseravelmente na reabilitação dessas pessoas. O que será que quer dizer cidadania para eles? Um exemplo simples de como o país exerce a inclusão social está nos editais de concursos públicos. "Dos requisitos para investidura do cargo: f) não possuir antecedentes criminais ou civis incompatíveis com o exercício do cargo;" Por quê?
Sou até inclinado a crer que grande parte desses ativistas virtuais sequer já foi a alguma prisão ou conhece alguém que esteja preso. Ignoram que mandar menores para penitenciárias pode significar uma sentença definitiva. Pelo menos enquanto durar a lógica penitenciária vigente. Rasga-se a integridade na consciência.
A revolta aqui não é necessariamente em relação às campanhas favoráveis a mudança na legislação. Se nos parece que crimes cometidos por menores ainda recebem julgamento ineficaz. Ou ainda deixam a impressão da impunidade, pensemos então em novas possibilidades, mas não me venham com esse discurso infeliz de que "tacar esses vagabundos em prisão" resolve o problema.
Que diabo será inclusão social? Reabilitação? Nunca ouvi falar. E punição legal, só sei de ouvir dizer.

Um comentário:

  1. Eu nao compartilhei nenhum post no mês de aniversário do blog, e há tempos tambem não venho aqui deixar algo registrado. Então, parabenizo pelo tempo dedicado a encher um pouco mais a vida virtual de seus leitores.
    Gostei muito desse, pois não me recordo de nenhum outro onde expusesse tua opinião.
    Keep writing. rs

    ResponderExcluir