Santa Tartaruga

"Let's get together and feel all right"



segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Pensando Economia

Inflação

O que é, causas e tipos


A inflação, segundo Marco Antônio Vasconsellos (2011), pode ser definida como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Ou seja, os movimentos inflacionários são dinâmicos e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. Devem também ser generalizados, porque a maioria dos preços deve ser sincronizada numa escala altista.

As causas mais comuns para a inflação são o excesso de demanda agregada (inflação de demanda) e a elevação dos custos de produção (inflação de custo). A inflação de demanda é considerada o tipo mais clássico de inflação e pode ser entendida como “mais dinheiro a procura de poucos bens”. Quanto mais perto do pleno emprego uma economia estiver, menor será possibilidade para rápida expansão da produção, o que levará o excesso de demanda repercutir numa elevação dos preços. Tendo em vista que, a curto prazo, a demanda é mais sensível a mudanças nas políticas econômicas do que a oferta agregada, as ferramentas utilizadas para o controle desse tipo de inflação vão ser aquelas que reduzirão a procura por bens, as quais: elevação da taxa de juros, restrição de crédito, aumento de impostos etc.

A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. Nesse tipo de inflação, o nível de demanda se mantém constante, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e isso se reflete no preço final dos produtos. O preço de um bem ou de um serviço costuma estar intimamente ligado aos seus custos de produção, logo, se seus custos sobem, seu preço também aumentará. A explicação mais frequente relacionada a inflação de custos é derivada dos chamados choques de oferta (aumento dos preços de matéria prima, choques agrícolas etc.). Assim, por exemplo, nos anos 1970, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) reduziu drasticamente sua produção de petróleo, o que elevou consideravelmente seus preços no mercado internacional. Para países importadores de petróleo, como o Brasil, isso significou um aumento dos seus custos de produção que acabou sendo refletido nos seus preços. Para combater esse tipo inflação pode ser utilizada a política de rendas: o controle direto dos preços, pelo tabelamento de preços ou políticas salariais rígidas.

Outros fatores menos tradicionais de inflação são derivados da inercia inflacionária e das expectativas de inflação futura. No Brasil esses fatores têm relevância histórica. A visão inercialista afirma que os mecanismos de indexação formal (aluguéis, contratos, salários) e informal (reajustes de preços no comércio, indústria) provocam a perpetuação de taxas inflacionárias anteriores, que são sempre repassadas aos preços correntes. Por isso, em 1986, as autoridades brasileiras congelaram os preços e os salários na tentativa de eliminar a chamada memória inflacionária, ou seja, desindexaram a economia. Outro recurso foi troca de unidade, o que fez com que, durante um período coexistissem uma moeda inflacionada (como o cruzeiro real) e uma moeda teoricamente sem inflação (o real), indexada ao dólar ou uma cesta de moedas estrangeiras.

A inflação de expectativas estaria associada aos aumentos de preços provocados pelas expectativas dos agentes de que a inflação futura tende a crescer, e eles procuram resguardar suas margens de lucro. No Brasil, esse fator tem sido muito presente antes de mudanças de governo, com os empresários precavendo se contra eventuais congelamentos de preços e salários, que tem sido uma estratégia frequente nos planos pós-86 (chamados de choques heterodoxos).

Por fim, é importante também mencionar a visão da chamada corrente estruturalista, muito importante nos estudos de economia da América Latina a partir dos anos 1950. Essa corrente afirmava que a inflação do continente estaria estreitamente ligada a tensões de custos, causadas pela ineficiência da estrutura econômica e das estruturas agrárias, de oligopólio de mercados e do comercio internacional já estabelecidas. Devido a latifúndios pouco preocupados com questões de produtividade, a agricultura não responderia ao crescimento da demanda de alimentos, o que elevaria seus preços; por sua vez, os grandes oligopólios sempre teriam condições de manter suas margens de lucros repassando todos seus aumentos de custos a seus preços; e, por último, a inflação seria provocada pelas desvalorizações cambiais que os países subdesenvolvidos são obrigados a promover, para compensar o déficit crônico da balança comercial, gerado pela deterioração dos termos de troca no comércio internacional, contra países subdesenvolvidos, por exportarem produtos primários e importarem produtos manufaturados.

Referência Bibliográfica
VASCONSELLOS, Marco Antônio. Economia Micro e Macro. 4ªed. São Paulo. Ed.:
Atlas. 2011.

2 comentários:

  1. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre o que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo que foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar um empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente conseguiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que estão precisando de um empréstimo estão lá fora, por favor, venha até este homem honesto e você também pode ser salvo. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)

    ResponderExcluir